quinta-feira, 1 de julho de 2010

Torcida brasileira em Angola


O jogo do Brasil contra o Chile nos serviu de pretexto para conhecer os primeiros brasileiros em Luanda. Sorte foi que Tucho, angolano que morou durante oito anos no Brasil, lembrou antes e combinou com uma amiga brasileira para irmos assistir ao jogo na casa onde ela mora.

A casa tem dois andares e sete quartos. A sala espaçosa tem três ambientes. Há churrasqueira e piscina em cada casa do condomínio, além da do clube que também tem quadra de tênis. Nem o monumento de Agostinho Neto tem tanta água assim. O chafariz que tinha em volta de sua estátua foi desativado pela constante falta d’água na cidade.

Essa é a casa de passagem de funcionários de uma empresa de mineração que trabalham nas províncias do interior. Lá estavam quatro brasileiros que nos esperavam com petiscos e um telão improvisado na sala com um datashow.

Em terras estrangeiras todos amam o Brasil, em tempo de copa o nacionalismo fica admirável. Mal nos conhecemos e já tínhamos muito em comum, só pelo fato de sermos brasileiros. Todos estavam achando a partida morna e deram mais atenção às nossas perguntas no início do jogo. O final, nós duas nem vimos, estávamos conversando com a Valéria, única mulher da casa. Só ouvimos comemorações de outras casas do condomínio, onde também deve haver brasileiros.

Por mais que os angolanos gostem muito dos brasileiros, se engana quem pensa que eles torcem pro Brasil efusivamente. Com muito custo fizemos o Seba “vestir” a bandeira do Brasil, amarrou nas costas e dissemos que ele foi nosso amuleto. A maioria aqui torce por Gana, representante africano que chegou até aqui.

Hoje de manhã , o Gomes, tio do Seba mais novo que ele (tem uns 24 anos) que mora aqui também, disse que não gostou da derrota de Portugal. Questionado se torce pelos tugas (como chamam os portugueses por aqui) que vieram aqui exploraram e depois abandonaram, ele disse: “Tudo passa nessa vida”. A reação à campanha para que ele torça pelo Brasil, por ser um país que fala a mesma língua, que também foi explorado pelos tugas e que tem chances de ganhar, foi: “Tão a querer nos subordinar”?


Jô e Jú

4 comentários:

  1. bem coisa da Ju querer convencer os caras a odiarem os portugueses... ai ai Ju!


    bom meninas, vcs tão indo mto bem.

    bjosss

    ResponderExcluir
  2. Po torcer pra Portugal é brincadeira hein... Convençam esses caras.
    O do meio ali é igual o Ramires ainda, tem que torcer pro Brasil.
    Mas o mais importante é não deixar eles, de jeito nenhum, torcer pra argentina ahaha

    ResponderExcluir
  3. Tô quase torcendo por Gana, como eles... o Brasil tá desanimador!

    Saudade, Jô!!!

    BjO, meninas! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir