sábado, 3 de julho de 2010

Passeio


Atravessamos a rua correndo, como Seba sempre faz, e de repente estávamos dentro de uma candonga pela primeira vez. Foi tudo muito rápido, o trajeto também. Acho que foi para termos uma pequena emoção de andarmos em uma dessas vans azul com branco que lotam a cidade e são o principal meio de transporte coletivo da cidade. “Candonga” foi o nome que aprendemos ainda no Brasil, mas a maioria dos angolanos aqui chamam de táxi, apesar de haver um poucos carros de táxi, daqueles que estamos habituadas.

Vimos uma zungueira (como são chamadas as vendedoras de calçada daqui) que vendia morangos e a Jô foi lá correndo comprar. Agora há pouco tirou várias fotos para poder mostrar o quanto eles são bonitos. Também são muito doces e não parecem turbinados de agrotóxico, difícil de encontrar assim no Brasil. Foram mil kuanzas pela caixinha, vinda da província de Lubango, o equivalente a 10 dólares. Pensamos que a vendedora tinha feito um preço mais alto para as gringas, mas depois nos confirmaram que é esse o preço mesmo.

No caminho de casa ele pegou o rumo do seu escritório e nós andamos sozinhas pela cidade pela primeira vez. Não foi um trajeto muito longo, menos de dez minutos na verdade. Mas nosso anfitrião é quase um pai de tão cuidadoso, sempre nos precavendo e tentando acompanhar ao máximo.

Tinha uma garota pedindo ajuda para atravessar a rua. Ficamos na dúvida, mas um policial nos fez sinal do quartel para que a ajudássemos. A Jô tomou a menina pela mão e cruzamos a rua. Qualquer travessia aqui é uma aventura, podem surgir motos do nada ou carros, fazendo ultrapassagens doidas.

Às vezes ficamos com uns receios bobos longe de casa, as brancas cruzando a rua com a menina negra. Besteira, foi tão rápido. O que poderia acontecer? A menina, disse que ali tava bom, pegou uns morangos, disse obrigada e foi, com a mochila nas costas e vestida em seu collant cor-de- rosa bebê e uma bermuda jeans. Do outro lado da rua acenamos.


Um comentário:

  1. Esses receios não aparecem só longe de casa. Eles tão bem perto, dentro da gente =/
    O que é o sinal que o policial fez?

    ResponderExcluir