sábado, 10 de julho de 2010

Pintores Centro de Acolhimento

Em meio a tantas histórias tristes, há um encantador estúdio de pintura, improvisado em um dos galpões do Centro de Acolhimento para o Projeto de Meninos Pintores. Participa quem quiser, mas é preciso levar a sério. Oito meninos passam a maior parte do tempo ali, orientados por Christian, nome artístico de Carlos, 17 anos, que já morou no Centro, hoje mora com a tia. O jovem transmite aos aprendizes as técnicas que aprendeu sozinho e em um curso que não pôde concluir, porque o professor foi embora.
Agora os meninos estão aprendendo retratos. Isaac João, de 13 anos, se debruça sobre a contracapa de um caderno escolar de onde tira a imagem do presidente para ampliar em uma folha de papel A3. Ele é um dos meninos acusados de feitiçaria. Isaac, que sonha em ser artista plástico, explica um dos seus quadros:
“Um corpo que carrega uma bola. A bola é o mundo e Angola está ali dentro. Angola está em paz. Se ele deixar a bola cair, acaba a paz. A bola está pesada e ele está cansado, por isso está curvado. Mas não quer deixar a bola cair. As gotas que saem da sua cabeça são lágrimas”.
Com a ajuda de voluntárias Renata e Eliane, os Meninos Pintores fizeram exposição shopping e deram entrevista a jornais da cidade. Christian recebeu a encomenda de vários retratos. Do dinheiro que recebe, metade fica para a compra de materiais para a oficina. Os próprios meninos saem para comprar e negociar as tintas e papeis.

6 comentários:

  1. Oi Jú. Muito bom o blog de vocês...
    Me deu uma vontade de viajar também ^^
    Aproveite.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii!! hj pela primeira vez entrei no blog de vcs...rsss... gostei muito do que li!Esta viagem de vcs esta sendo muito interessante hem?! quero ver o trabalho final!! bjoss e ate logo

    ResponderExcluir
  3. Que visita interessante hein, muito legal!
    Fiquei curioso pra ver esse quadro que o garoto descreve.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, o quadro está na primeira foto, com o Isaac ao lado. Falhamos em não identificar antes.

    ResponderExcluir
  5. Angola tem tudo e ñ tem nada. tem Talatona e não tem atenção, carinho, nem material de pintura para meninos do centro.

    O que eles podem vir a ser se não estiverem no atelier?!!

    Um pais cheio de recursos e nem professores de artes plásticas tem. Mas uns rapazes entregues a propria sorte com 17anos sem formação sendo forçado a formar outros... Será que esta historia de autodidatismo não terminou em mim Angola???

    Seba Lopdel

    ResponderExcluir
  6. Maiores informações sobre os Meninos Pintores de Angola podem ser vistas no site: http://osmeninospintoresdeangola.com

    ResponderExcluir