sexta-feira, 25 de março de 2011

Meninos Pintores de Angola fazem exposição em Viena

Os meninos pintores, que conhecemos no Centro de Acolhimentos Arnaldo Jansen, e já apresentamos aqui no blog, também tiveram sua história contada em nosso livro, juntamente com o cotidiano da brasileira Renata Mertens, que é voluntária no Centro.

A história desses meninos nos encantou porque são uns as famílias dos outros, por serem órfãos, pela pobreza de suas famílias, por acusações de feitiçaria ou por tudo isso junto. É fascinante a maturidade com que eles veem a arte como um verdadeiro modo de ser felizes e uma oportunidade na vida.

Mais encantador ainda é ver esses jovens artistas surpresos com as próprias conquistas. Depois de fazerem exposição em Viena. Eles falam sobre o que seus quadros significam pra eles, sobre a viagem, nunca nem antes sonhada, para a Europa, e sobre o futuro. No Youtube, a experiência dos meninos na galeria está registrada e também tem um depoimento de Isaac João sobre um de seus quadros.

Foto: Christian, um jovem professor, que já morou no centro, e um dos meninos pintores. Crédito: Joana Neitsch

10 comentários:

  1. Como é maravilhoso saber que pessoas, que um dia sequer sonharam com tanto, porque até seus sonhos não conseguem dimensionar o tamanho de seus talentos, conquistam "o mundo". Mas a arte é isso mesmo: muitas vezes nos faz ir bem longe sem precisarmos arredar o pé do lugar. Parabéns a eles. E que a arte continue mudando suas vidas, encantando, fascinando, trazendo mais alegrias e sucesso. E parabéns pelo blog. Está lindo!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Tenho muitos amigos angolanos e fico feliz em ver algo tão significativo em um país e povo que passou por uma guerra civil tão destruidora. Parabéns a vocês pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser triste, não deixa de ser lindo a maneira como a arte transforma a dor e a expõem ao mundo. Ver os sentimentos das pessoas através dos produtos feitos por suas mãos é tocante demais... cala no coração da gente.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como é bom ver que apesar de tudo que eles passam lá, eles ainda conseguem fazer a arte tranformar a vida deles. O blog está muito legal!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Blog EXCELENTE!

    Tema atual, educativo e emocionate!
    Vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá, que tal
    Vi o vídeo no YouTube sobre o depoimento do menino pintor.
    Não tem como não saber que através da arte Deus se faz presente na vida das pessoas, e que isto prova que somos feitos a sua imagem e semelhança.
    "Nele nos movemos e existimos".

    Abçs, Martinho Rennecke
    Projeto Macedônia

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,

    angola realmente tem mudado muito, se vc acha diferença em 1 ano imagina em 3, rs. Uma pena vc ter vindo na época que eu estava no Brasil :(. Eu ainda não li o livro inteiro, mas assim que eu terminar te falo...

    beijao

    ResponderExcluir
  8. Gostei do novo visual do blog!

    ResponderExcluir
  9. MUITO BOA A MATÉRIA, POIS PODEMOS VER QUE A AFRICA É RICA EM CRIATIVIDADE E QUE TEM MUITA GENTE BOA NO MUNDO AINDA...BJS!

    ResponderExcluir