Nossa viagem a Angola durou um mês, entre e junho e julho de 2010. Mas foi no dia 13 de dezembro que realmente voltamos de Luanda, quando apresentamos nosso Trabalho de Conclusão de Curso e encerramos um ciclo de um ano e meio, que vinha desde quando começamos a escrever o projeto.
Fixe-Malaike, o cotidiano de brasileiros em Angola foi escrito sem grandes conflitos, mas com muitos debates sobre como usar as ferramentas que o jornalismo nos dá para contar histórias de vida. Também tivemos que refletir muito para trazer informações oficiais, dados econômicos e políticos, sem transformar tudo em um pseudo-tratado chato. Buscamos o equilíbrio na paixão e procuramos contar sobre as pessoas e o país que conhecemos com o máximo possível de detalhes e respeito.
No livro, estão histórias de pessoas que vão para Angola em busca de salários acima da média do Brasil, outros vão simplesmente por experiência, para se aventurar em uma cultura que é tão parecida com a brasileira em certos aspectos e completamente diferente em outros. Quem ainda chega esperando ver uma Angola que é só necessitada, carente de tudo e tribal, se depara com uma Luanda cheia de personalidade, sincrética, que perturba e encanta.
Feitas as modificações sugeridas pela banca, composta pelos jornalistas Mauro Silveira (professor de Jornalismo na UFSC), José Barella (do jornal O Estado de São Paulo) e por nossa orientadora Gislene Silva, colocamos o resultado online. E o espaço de nosso blog está aberto para críticas e trocas de informações sobre o tema.
Fixe: Bom, bem, tudo certo, legal
Malaike: Ruim, que não é bom, que não está bem
Resumo: Histórias de brasileiros que topam se mudar para um país que tem pouca infraestrutura, importa mão de obra para cargos de pedreiros a gerentes de multinacionais.
Capa: Jonathas Mello
Claro que eu preciso ser o primeiroo!!! hohoho
ResponderExcluirAfinal, fui um dos primeiros a ler o Fixe Malaike!!! O livro ficou ótimo, com as minhas correções perfeitoo!!!hahahaha
O livro prende a atenção do Leitor e conecta os personagens e nos leva a uma viagem por Luanda. Obrigadoo!!! O trabalho foi ótimo....Marcadas para o sucesso!!! bjoooOOO!
Adorei a capa ;)
ResponderExcluirAh! e o livro também hehehehe
ResponderExcluirEu não li o livro, mas pelo que li sobre o mesmo, adorei! Fiquei com vontade de conhecer Luanda e até andar de candonga! Parabéns pelo trabalho, Jô e Juliana. ;)
ResponderExcluirJoana, nunca te disse, mas cheguei a ler o início do livro de vocês na casa da Ana e achei muito interessante, me deu vontade de ler o resto. Parabéns pelo trabalho (e teria sido legal ver o livro em forma de documentário áudio-visual :)) Que tal mais uma aventura dessas? Um abraço, Daniela Ioppi
ResponderExcluirJoana, o trabalho de vocês nos remete a África, aos nossos ancestrais, mexe com a razão e a emoção. É como nos olharmos no espelho e ver o Brasil nas suas raízes se aprofundando nas entranhas do solo fértil e desabrochando com um troco forte e se tornando uma frondosa árvore, Angola de hoje é um Brasil do passado, avida por crescer e se desenvolver Fixe Malaike nos traz esse sentimento de irmandade e comprometimento. Esse livro precisa ser publicado, é a voz da África que precisa ser falada e ouvida.
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler esse livro logo.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, coragem e determinação.
Abraços,
Valeska
Parabéns pelo trabalho, que venham outros mais! beijos
ResponderExcluirParabéns pelo livro e pelo post. Ao contar as histórias, aventuras que vocês viveram, o leitor fica ansioso por saber mais. Um pouco de uma história que tem muito mais para nos mostrar.
ResponderExcluirbeijos,
aiai...ainda nao li o livro mas pela apresentacao dele sei que é otimo!! parabens Maninha!! bjos
ResponderExcluirAcabo de ler o livro e não sei o que dizer a não ser: parabéns!
ResponderExcluirOs comentários da banca me deixaram curioso e agora faço coro com eles. O livro está ótimo, belo trabalho de reportagem!
Quando vocês vão fazer uma vaquinha pra imprimir mais? Eu topo ;)
Beijos
Machado
Parabens mesmo. Muito envolvente. Bastante inteligente a forma de contar sua experiência e visão sobre Angola. Capacidade de sintese admirável.
ResponderExcluirGrande obra. congratulações.
Alexandre Ioppi
Que pena que parou! quero mais!!! :)
ResponderExcluirGostei muito de poder acompanhar seu blog e de "viver" contigo situacoes e historias tao bacanas! Quero visitar Angola tb!!!!!
bjosss Jo e please posta mais!!!! sei que ainda deve ter mais coisas para ser relatadas!!! estou aguardando! bjoo e obrigada!
Ainda não li o livro, massssssss, acompanhei passo a passo, desde a escolha do tema para o TCC até aqui.
ResponderExcluirSucesso pra vocês.. continuem escrevendo e nos contando as aventuras.
Ioppi Jr.
Ju,
ResponderExcluirAcabei de dar uma lida rápida no livro, ficou muito bom. Parabéns, fico feliz em saber que vocês conseguiram vir para Angola, mas triste por não terem me avisado quando estavam aqui :(
um beijo e sucesso
Tb fiquei com vontade de ler o livro!
ResponderExcluirComo faço para ter acesso?
bjo
Parabéns pelo trabalho! A banca tem toda razão, o empenho de vocês é DEZ! Disponibilizem na internet que eu quero leeeeer!! :)
ResponderExcluirJô, Parabéns pelo projeto de vocês duas! Sucesso!
ResponderExcluirJo, trabalho fixe!
ResponderExcluirParabens por cada detalhe, que são o que fazem a diferença deste trabalho.
Beijão,
Ana Letícia
Estou lendo o livro, e parabéns Jo, realmente ele é muito bom, prende nossa atenção e faz com que queiramos sempre saber mais sobre Angola, e se a tua banca aprovou com louvor é porque realmente vcs fizerem um belo trabalho... Parabens mais uma vez.
ResponderExcluirBem meninas o que dizer de um trabalho tão bem feito, que chic vcs são.
ResponderExcluirGostaria de dizer que vcs foram e serão as melhores porque fizeram com amor e expuseram sentimentos que poucos fazem, parabéns e beijos nos vossos corações.
José Carlos da Silva (carlosilvestre@yahoo.com).
Florianópolis Santa Catarina Brasil
O blog é extremamente interessante! Parabéns! Uma visão realista, porém cheia de beleza, sobre essa nação amiga.
ResponderExcluirPô tb não li o livro não!
ResponderExcluirMas o que vi do blog gostei muito!Angola deve ser um lugar bem interessante para se visitar. Assim que tiver chance pretendo ler Fixe Malaike. Sorte pra ti em seus projetos futuros!
Bacana o blog! Me senti com um pézinho na África! Beijos e parabéns pelo belo trabalho! Tem como adquirir o livro?
ResponderExcluirAbraços!
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirMuito interessante o blog!
ResponderExcluirÉ sempre bom acompanharmos outras realidades e sabermos as influencias que o Brasil tem em outras culturas!
Parabéns pelo blog,
abraços
Concordo com a Letícia
ResponderExcluirsempre é bom sabermos das realidades alheias e ver o quanto estamos sendo espelhos para outras culturas.
Muito boa matéria
Meninas, o blog está muito legal! Uma riqueza de textos e imagens! Sou formada em engenharia na ufsc e tenho muitos amigos que foram trabalhar em Angola por 2, 3, 5 anos. Eles contavam mesmo sobre os apagões, água e todas as outras dificuldades, além de toda a beleza intrínseca do povo angolano. E está tudo muito bem exposto aqui por vocês. Deve ter sido uma experiência maravilhosa! Parabéns e um abraço
ResponderExcluirNossa... parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirSem dúvida, muito interessante!! Quero ler o livro!! :D
Continuem assim! :D
Nâo li o livro, mas pela experiência e o trabalho desenvolvido que podemos ver aqui no blog estão de parabéns! :)
ResponderExcluirTô ansiosa pra ler esse livro! Tenho certeza que os leitores vão se sentir lá, a cada capítulo.
ResponderExcluirBeijoss!!
encantada com a iniciativa e com o blog!
ResponderExcluirCuriosa para ler o livro.
Beijos e parabéns!
Muito interessante a matéria!
ResponderExcluirConhecer novas culturas realmente é muito bom!
Onde podemos adquirir o livro?
Abraços de Portugal!
Parabéns pelo trabalho! Deve ter sido uma experiência maravilhosa!
ResponderExcluirótima proposta deste blog. Parabéns
ResponderExcluirainda vou um dia pra africa.. tenho muitos amigos sul-africanos e angola é um lugar que pretendo conhecer tbm além da africa do sul.. bom conhecer mais sobre la com esse blog
ResponderExcluirMuito legal mesmo!!!
ResponderExcluirDemais esse blog!
D+!!!
Muito interessante o Blog de vocês. Gostei também da interativa que igualmente acrescentou conhecimentos. Continuem nesta direção.
ResponderExcluirabs
adilson
Meninas, ainda não consegui ler o livro inteiro, mas por ter acompanhado todo o trabalho de vocês, tenho certeza deve ser muito bom.
ResponderExcluirE parabéns pela iniciativa de continuar com o blog. Geralmente, as pessoas que fazem um blog sobre o TCC param de atualizá-lo logo que apresentam o trabalho. Bom saber que vocês ainda estão acompanhando as notícias de Angola e tentando passá-las pra gente.
Beijos!