terça-feira, 28 de setembro de 2010

Parabéns, Sebá!



Hoje no
sso anfitrião completa 32 anos de vida e obviamente não poderíamos deixar a data passar em branco. Ele nem nos conhecia, sabia que éramos apenas duas malucas (em suas próprias palavras) e, em um mês que ficamos em Luanda, foi nosso guia, ajudou com entrevistas e foi, claro, muito entrevistado. “Fiquem à vontade, se quiserem a biografia agora ou depois, vocês que sabem”, disse quando chegamos. Resolvemos subir para o quarto - recém pintado para nos receber - e descansar. Essa foi a segunda vez que recebeu estudantes brasileiras. Sara Manera, jornalista baiana, esteve lá em 2007 e foi quem nos colocou em contato com ele.

Com o passar dos dias fomos descobrindo sua biografia e sua maneira de ver o mundo realmente valem a pena ser contadas. Sebá morou na Rússia e na Argélia quando o pai, que trabalhava como motorista no governo angolano, se mudou a trabalho. Fala francês, russo e inglês fluentes, já trabalhou como segurança e outros bicos, hoje é designer. Começou em 1999, na Link, empresa do publicitário e fotógrafo brasileiro Sérgio Guerra, quando a única coisa que sabia fazer era desenhar. Há três anos montou seu Laboratório Multimídia, onde desenvolve projetos gráficos e em vídeo nos seus Macintosh.

A generosidade dele ficou evidente quando nos disse antes mesmo de chegarmos a Angola: "Não faço serviços de hotelaria, vocês são minhas convidadas". Mas essa generosidade era mais sutil, não menor, quando nos segurava pelo pulso para atravessar as ruas loucas de Luanda. Um irmão-pai que nos ligava para saber se estávamos bem e ficava preocupado se demorávamos. Sua generosidade ensinava em dobro, quando depois de virar a noite trabalhando em um projeto, ele sentava e nos falava histórias da sua vida e de Angola. Contou com detalhes envolventes como estava no meio da rua quando houve um conflito armado no centro de Luanda em 92; que ele foi uma criança se metia em brigas e tinha poucos amigos na escola da Rússia, difícil de imaginar isso num sorriso que transmite muita tranquilidade.

Sebá tem planos vir ao Brasil o quanto antes para fazer cursos na sua área – que não demore muito! – e também de mandar sua família para morar aqui ou na Namíbia, países que considera mais tranquilos. Ele quer vir, mas só de passagem. Sente saudades do seu país quando ainda está a caminho do aeroporto, mas também não quer perder a fase de novas oportunidades pela qual o país passa: “Alguém tem ficar aqui para ganhar dinheiro”.

Talvez sem querer, Sebá nos ensinou tanto de Angola ao nos deixar entrar um pouco na sua vida e nos permitir ver a dificuldade e a frieza com que é preciso lutar para viver lá. Mas também nos mostrou um orgulho de quem conhece sua força. Com serenidade, ele critica a realidade e certas tradições, mas nunca despreza seu país.

Vida longa, Sebá!

Jú e Jô


Foto: Primeiro brigadeiro que Sebá provou, com leite condensado (Moça, da Nestlé) comprado em Luanda.


Desenho: Jú aos 30 anos. Crédito: Sebalopdel

3 comentários:

  1. Oi pessoal muito obrigado pelos elogios, sera q sou tudo isso???
    Ja agora podiam por uma foto minha mais FASHION né?!

    Ate Dezembro
    Sebaalopdel

    ResponderExcluir
  2. ola vcs podem me ajudar? gostaria de saber um lugar na angola que vende ouro barato.
    meu email cleiseperez@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola meninas
    Chamo-me Monica e sou angolana também vivo em Angola mas em Talatona, meu spais sao descendentes de portugueses adorei o blog e também tenho um adoraria ter a vossa visita por la, pelos vistos a vossa viagem foi uma verdadeira aventura pois voces foram a lugares e andaram de candongueiro coisa que eu que nasci e vivo aqui a 34anos nunca fiz ando por locais mais calmos que voces mas conheço todos os cantinhos da terra embora desde 92 que eu não ando tao a vontade como antes pois antes de 92 eu ia aos mercados que vcs foram super a vontade mas como sou uma angolana branca sou confundida com estrangueiros e os preços duplicam entao deixei de ir principalmenet tb paar nao fumentar a venda ambulante que ja esteve pior do que é agora, espero que possamos nos tornar amigas e quem sabe no futuro possamos nos encontrar para tomar um cafe quando voces voltarem a Luanda e conhecerem o outro lado de luanda bjbj
    Monica
    www.coisasdaminhacasa.blogspot.com

    ResponderExcluir