quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cardápio em Angola

Uma das perguntas que mais nos fazem sobre Angola é o que comíamos lá.

Pois bem, come-se bastante arroz e feijão, mas o feijão é branco e cozido com óleo de palma (como chamam o azeite de dendê). No início achei gostoso, mas logo foi enjoando, porque é pesado e, para mim, só dá para comer de vez em quando mesmo.

A grande estrela da culinária angolana é o funje. É um prato simples: água e farinha de bombo (mandioca/aipim) ou de milho e podem dizer que é um pirão. Só que não é feito em um pratinho ou em uma panelinha. As mulheres sentam no chão e mexem aquele panelão por um bom tempo até que fique no ponto. A impressão que dá é que tem uma goma junto.

Eu já tinha provado funje em uma festa angolana aqui no Brasil, antes de ir para Angola, e não gostei, nem desgostei. Lá, minha primeira experiência foi em um restaurante à quilo, um dos únicos de lá e com preço razoável. Coloquei um punhado com arroz, salada e frango ensopado, mas não gostei e deixei de canto.

Depois me disseram que não se come funje com arroz. “Não combina!”, insistia Sebá. Acho que essa não é a preocupação dele, mas no aspecto nutricional seria exagero mesmo comer os dois, já que ambos são fontes de carboidrato.

A graça do funje está molho que colocamos por cima, geralmente de peixe. Depois, nosso amigo Kota 50 me explicou que não se mastiga o funje e sim engole direto direto. Foi uma sensação engraçada, mas mesmo assim nãoficou delicioso para mim.

Em uma festa provei o calulu de peixe. É como um patê, com couve bem picadinha e com peixe tudo picadinho.

Comem muita muita mandioca, batata doce, alimentos que temos no brasil. mas que, pelo menos aqui em Floripa, não observo as pessoas consumirem sempre.

Na rua vendem mandioca e banana assada. Também tem várias senhoras com umas churasqueirinhas a assar coxas de frango e fritar ovos. No meio da muvuca,vão preparando e colocando de canto, até que venham os clientes. Mas não provamos nada que era vendido na rua, a não ser frutas das zungueiras.


Provamos o delicioso peixe assado na Chicala, região famosa pelos pratos que são servidos lá. Foi uma recomendação que nos fizeram antes de chegarmos a Luanda e que fomos conhecer. Peixe com farinha e um mollho de cebola para acompanhar. Simples e delicioso.

Confesso que também comemos Bob’s. Muito mais caro que aqui. Uma lanche completo sai cerca de US$ 16,00 (quase 30 reais!). É menos gostoso que aqui, para quem gosta de fast-food. Lá não tem Mac Donalds, então o colonialismo culinário norte-americano vem via franquia brasileira. E confesso que o milkshake de Ovomaltine me fez lembrar de casa.

Joana Neitsch

5 comentários:

  1. Joana, estou tão por fora que nem sabia que vc tinha ido até pra Angola!!!
    Muito legal, li seu blog e desejo muito sucesso no seu TCC!!!!
    Beijos amiga,
    saudade!!!

    Matilde

    ResponderExcluir
  2. Gostei da matéria. Pude ter uma pequena noção de como é a culinária em Angola assim como os costumes em relação à alimentação no país.
    Muito sucesso com os trabalhos!

    Carla Kottwitz Bierhals

    ResponderExcluir
  3. Meninas parabéns pelo blog, está show de bola! Cultura pela net é tudo de bom! Parabéns!

    Vocês tem talento, hein!!

    Bjs

    Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Nossa... não tinha nem idéia do que se comia por lá. Até imaginava uma comida parecida com a nossa, mas mais apimentada. Fiquei impressionada com a "goma" de farinha... não dá nem para imaginar o gosto.
    Mas parabéns pela descrição do que vc vivenciou... dá para imaginar a muvuca das ruas com as vendas de coxinha frita!!!
    Boa sorte com o trabalho!!

    Gelline Haas

    ResponderExcluir
  5. Realmente, acho que prefiro a culinária brasileira, hehehe... Mas é muito legal poder conhecer outras culturas, ainda mais através deste blog que está de parabéns!

    Arieli

    ResponderExcluir