sexta-feira, 25 de junho de 2010

Boa viagem


Às vezes a gente vai longe só pra se encontrar. Vamos pra Angola pra encontrar um Brasil longe de casa, encontrar história da África não no que nos contam do passado, mas no que ela nos mostra do presente. Fome, desigualdade, miséria, problemas sociais encontramos em muitos cantos e metrópoles do Brasil. Alegria e povo resistente também.

Vamos em busca de ver mais que isso, vamos em busca do olhar, o olhar de jornalista que ainda estamos aprendendo. Buscamos o olhar da vida que quase nos escapa...

Fazer um retrato do país Angola, da cidade Luanda não nos é possível em um mês. Quem poderá fazê-lo e em quanto tempo?

Presenciar os encontros, se espantar e se encantar com os contrastes são nossas ambições.

É um clichê dizer que após 30 anos de Guerra Civil, Angola está sendo reconstruída. E aí? Como se reconstrói? De onde vem matéria prima, mão de obra e vontade?

O Brasil foi o primeiro reconhecer sua independência. O que fazem as empresas brasileiras que no país do outro lado do Atlântico? O que fazem famílias inteiras que deixam o conforto de país aspirante a grande potência mundial? O que fazem jovens profissionais recém-formados em Angola? O que fazem duas estudantes de Jornalismo?

Pode ser que nossas histórias mais perturbem que esclareçam.

A viagem começou há quase um ano em um projeto para o Trabalho de Conclusão ousado para duas garotas pouco experientes na profissão e na vida, com pouco dinheiro.

E agora, aqui de Guarulhos, a duas horas do embarque.

Joana e Juliana


Foto: Duas desesperadas criando o blog no posto Telefônico em Guarulhos, resquícios do fim de semestre da Faculdade e ansiedade bombando

12 comentários:

  1. Minhas amigas,

    Desejo minhas melhores energias para vocês. Sucesso e nem preciso dizer para aproveitarem muito, né? Com certeza será uma experiência inesquecível! Não se esqueçam de trazer muitas histórias na mala e de postá-las por aqui sempre que possível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fico daqui, queridas, torcendo, em clima de África inteira e de brasilidade. beijos duplos, boa viagem. a vida é maior do que tcc. experimentem tudo. se cuidem. beijos da orientadora, Gis

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto!
    Espero que a viagem seja realmente construtiva, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. Muito boa sorte pra vocês e se cuidem!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte meninas! Estou ansioso pra ler as histórias de vocês!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas!
    Sabe, o que eu acho de mais bonito é vocês assumirem essa fragilidade: a busca de sensibilidades num outro país, mas também e principalmente uma busca dentro vocês mesmas.

    Aventurar-se é envolver-se, colocar-se no mundo (e nesse caso também no texto).

    Aproveitem, cuidem-se e escrevam por aqui. :)
    Fabi

    ResponderExcluir
  7. Começo desde já o meu trabalho de revisão e correção.. haha.
    Não esquecem minha camisa da Seleção de Angola.
    Jô te amo.. beijos.. a casa ta com saudades já, precisa ser limpa hahaha
    Jú.. um tapinha nas costas.

    Ioppi

    ResponderExcluir
  8. Meninas, estão indo bem!
    Desejo que encontrem o máximo de verdade nos fatos e neles o homem no seu caminhar.
    [Jú, estou tão feliz por vc!]
    Buena suerte!
    besotes,
    Ana Montero

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá meninas, Joaninha minha filha amada, estou com muitas saudades mas ^feliz por você, por acreditar e ir em busca dos teus sonhos. Sabes queanto da África carrego na alma, quanto desejo ir a essa terra dos nossos ancestrais, me sinto um pouco realizada na tua ação, olha este povo com os olhos do coração e veras que tudo fica mais facil. tenho certeza que essa dupla Jô e Ju fará muito sucesso. bjus!

    ResponderExcluir
  11. Meninas!!!!
    Muita sorte e sucesso! aproveitem cada minuto da experiencia q vcs estão vivendo ai!!!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  12. Imagino o sabor desses morangos, com certeza são bem mais gostosos por estarem do outro lado do oceano saboreando um gostinho de casa que ajuda a alimentar os laços com a pátria distante. As experiências ai vividas, as aventuras, os medos e inseguranças, a valiosa amizade e o cuidado de Seba são coisas preciosidades que vocês vão trazer pro resto da vida, aproveitem cada instante vivido.
    Bjus!com saudades

    ResponderExcluir