domingo, 15 de agosto de 2010

Nossas queridas miúdas


Foram essas duas criaturinhas que nos acordaram diariamente aos berros das brincadeiras, dos choros ou com uma suave abertura da porta e a pergunta: "Já acordaram?". Às vezes invadiam o quarto pedindo: "Dá-me teu chocolate...dá-me tua bolacha", também com abraços e pulos na cama. Outras vezes pedíamos para dormir mais um pouco e elas saíam para brincar.

A São (Conceição), mãe delas, acorda cinco da manhã para trabalhar na recepção da British Petroleum (BP) e as miúdas não aguentam muito mais tempo na cama. Raina tem três aninhos e é um furacão, esperta que só. Mexia em todas as gavetas e perguntava o que era tudo, desodorante, creme, absorvente. E pedia: "dá só...". Riu muito da minha meia furada. Outro dia, quando viu outra, sem rasgos, avisou: "Vai furar, vai furar". Quando chegamos em casa mais tarde, exaustas, tiro meu sapato e ... ela acertou!

Janina, de cinco, é mais discreta e sabe a hora de se acalmar. Mas está longe da apatia. Comanda muito bem as brincadeiras. Ela já tem idade para ir à escola, mas o horário de trabalho da mãe dificulta a frequência ao colégio. Mesmo assim, ela sempre pede que lhe passem tarefas e sente falta das aulas.

As duas estão o tempo todo cantando e dançando. Além das cantigas infantis, sempre lembravam de um grito de torcida angolano para o Campeonato Africano das Nações (CAN) que não consegui achar o restante da letra na internet e que elas também não sabiam, mas continuavam harmoniosamente. "Angôôôôôôôla... palaaaanca". Algumas vezes tentei acompanhá-las na dança, mas, com toda minha habilidade, participava só quando era de roda. Com esse tamanho, elas já têm todo o jingado do semba, kizomba e logo chegam no kuduro.
Foto: A dona da casa e suas meninas. Crédito: Jô




Juliana Passos

2 comentários:

  1. Que homenagem bonita...

    tudo de bom pra voces.

    ResponderExcluir
  2. Joana!!! Vc é uma sonhadora!!! E realizadora dos seus sonhos!!! srsrsr

    Sua mãe, que trabalha do meu lado narra suas aventuras e conquistas...

    um bjão...
    Cleide

    ResponderExcluir